Yoga na CEBE - Cooperativa de Ensino de Benfica

YOGA

Com o Yoga, as crianças aprendem a brincar e a vivenciar o seu corpo de uma forma mais abrangente e divertida. Ficarão fisicamente mais desenvolvidas em termos de equilíbrio, força e flexibilidade. O Yoga para crianças permite uma harmonização das energias sensoriais gerando um estado de calma interior útil para a memorização e aprendizagem. O Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, é no entanto na infância que se deve iniciar a fim de permitir desde logo uma optimização do grande potencial da criança. Quais os benefícios para as crianças?

aulas de yoga

As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade corporal e mental. Apresentam um óptimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua curiosidade, imaginação e criatividade ilimitada. A prática de yoga fornece à criança ferramentas para observar e experimentar as transformações a nível do corpo e da mente.

OBJECTIVOS:

  • Estimular a MEMÓRIA, CONCENTRAÇÃO,IMAGINAÇÃO e CRIATIVIDADE
  • Promover e enriquecer a QUALIDADE DE VIDA;
  • Cultivar uma AUTO-IMAGEM positiva e equilibrada;
  • Desenvolver e estimular a COORDENAÇÃO MOTORA;
  • Desenvolver a FORÇA, AGILIDADE LIGEIREZA;
  • Favorecer um melhor funcionamento do corpo e do seu funcionamento;
  • Conferir uma base ética e moral de RESPEITO POR SI E PELO OUTRO;
  • Estimular a ALEGRIA DE VIVER e desenvolver na criança a consciência de si mesma;
  • Promover um estado de compreensão e CALMA INTERIOR;

METODOLOGIA:

O Yoga para crianças é apresentado de uma maneira informal, lúdica e espontânea. Histórias, exemplos, alusões a elementos da natureza e muitos jogos, brincadeiras e desenhos são o melhor método possível.Captar a atenção da criança e trabalhar a sua concentração é uma variante sempre presente ao longo de toda a prática. Usam-se também no final de cada aula algumas técnicas de descontracção e relaxamento.

AS AULAS:

A prática do Yoga para crianças diferencia-se de todas as outras actividades. Não se trata de uma aula de ginástica, dança ou psicomotricidade. O ambiente, método e proposta são muito específicos e distintos, muito embora complementem todas as outras actividades extra e quotidianas da criança.