KARATE: CEBE - Cooperativa de Ensino de Benfica

KARATE

O Karate-Do é uma arte marcial com uma componente desportiva que poderá ser praticado por crianças e jovens numa óptica de formação e desenvolvimento, assim como com o objectivo posterior de participar em competições, como método de defesa pessoal ou meramente como arte de movimento e expressão corporal que desenvolve as qualidades psicomotoras dos seus praticantes, sendo a dureza, a força, a flexibilidade e a resistência, coordenadas pela capacidade de autocontrolo e concentração, suas características.

aulas de karate

Nascido na ilha de Okinawa, no Japão, Karate-Do significa «a via das mãos vazias», existindo no seu seio várias formas de o praticar. Sendo o Goju-Ryu um dos seus estilos mais antigos, este caracteriza-se pelo seu carácter defensivo e contra-ofensivo, baseando-se tanto na força e na dureza (Go) como na flexibilidade e na suavidade (Ju), procurando uma alternância entre estes dois métodos.

Possuidor de deslocamentos de média amplitude e de posições relativamente altas, baseadas no estudo de posturas de animais, o Goju-Ryu é tanto estático como bastante rápido e fluido, usando um sem número de defesas, esquivas, ataques e até projecções ao solo, tornando-se adaptável a indivíduos de ambos os sexos, seja qual for a sua idade.

Este estilo insiste particularmente na importância de um treino bastante duro, destinado a forjar o carácter dos seus praticantes e a capacidade de suportarem esforços muito intensos, incutindo-lhes o espírito de superar as dificuldades que lhes surjam pela frente. Assim, sem dar conta, o jovem praticante molda o seu espírito para um mais paciente e persistente perante os desafios que surjam não só dentro do Dojo (local de prática) mas também na vida diária.

Do programa técnico do Goju-Ryu Karate-Do consta o Khion – execução de técnicas em posição parada ou o seu encadeamento com a posterior combinação com deslocamentos; as Kata - formas, encadeamentos de ataques, defesas codificados pelos antigos mestres; e o Kumite - dito combate, é a aplicação real e prática dos movimentos técnicos em ambiente controlado.