Infornação complementar: CEBE - Cooperativa de Ensino de Benfica

Informação geral

Ciclos escolares

O ensino na Cebe está dividido em 3 níveis:

  • Creche – acolhe as crianças dos 4 meses aos 2 anos;
  • Pré-escolar – acolhe as crianças dos 3 aos 5 anos;
  • 1º Ciclo do ensino básico.

  • Horário de funcionamento

    Todos os dias das 7h45 às 20h00.

    Alimentação

    As refeições das crianças decorrem no refeitório da Cebe, havendo duas modalidades - alimentação preparada na Cebe ou alimentação trazida de casa. As ementas da alimentação preparada na Cebe são supervisionadas por uma nutricionista, que também é cooperante da Cebe. A partir de Outubro de 2012 será oferecida uma opção vegetariana às 2ªs feiras. Pode-se consultar aqui a ementa da semana.

    Atendimento aos pais

    Realizar-se-ão reuniões com os pais e o professor ou educador responsável de cada sala. Para além destas reuniões, todos os professores e educadores têm uma hora semanal para atendimento individual de pais.

    Protocolos

    A Cebe tem protocolos com o Ticket Infância e Ticket Ensino. Para mais informações consulte as hiperligações acima.

    Projeto educativo

    Os objetivos curriculares do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, bem como a nossa visão do que é a escola, foram os motes de partida deste Projeto.

    No pré-escolar procuram-se alcançar objetivos de promoção do desenvolvimento pessoal e social da criança, fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem.

    O Projeto educativo para os alunos do 1º ciclo centra-se na clarificação das competências a alcançar no final desta etapa, sustentando-se num conjunto de valores e de princípios como a construção e a tomada de consciência da identidade pessoal e social; a participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e critica; o respeito e a valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções; a valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão; o desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo.