História da CEBE - Cooperativa de Ensino de Benfica

O passado conta

A Cebe nasceu em Outubro de 1974.

A sua criação muito ficou a dever ao clima que então se vivia em Portugal. Com vontade tudo era possível

Na sua origem esteve o encerramento do Colégio Nossa Senhora da Saúde, situado na Rua Sousa Loureiro, cujos proprietários terão saído de Portugal nos meses que se seguiram ao 25 de Abril.

Um grupo de pais e alguns professores tomaram em mãos a hercúlea tarefa de pôr de pé uma escola em três meses (o ano lectivo tinha terminado em Junho e recomeçaria em Outubro). Horas intermináveis de reuniões e discussões resultaram no projecto Cebe, a primeira cooperativa de ensino em Portugal.

Placard com fotografias da CEBE


Localização

Em 1975, sabendo-se da disponibilidade de um palacete na Estrada de Benfica, começou a negociar-se o arrendamento desse espaço, cuja vantagem evidente era a existência de um jardim, para além da partilha dos espaços comuns, que não existia no Edifício Benguela (primeiras instalações da Cebe).

E a Cebe instalou-se definitivamente no espaço que hoje todos conhecemos

Valores

"Fazer do processo educativo um espaço para o desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico e do respeito pelas diferenças é o nosso objectivo primeiro e daí a necessidade de todo o processo se centrar na criança, a necessidade de ser a criança a percorrer a sua própria experiência na aprendizagem e ser ela a descobrir e a criar."

In Projecto curricular