Dança: Atividade Extra CEBE

DANÇA

Dança - Corpo em Movimento

É no corpo que se inscreve todo o património das vivências individuais e é também nele que pomos em diálogo tudo o que já sabemos com o que está por vir. Partindo deste pressuposto, as aulas de dança têm por objectivo estimular os participantes na descoberta do próprio corpo no âmbito das suas potencialidades expressivas e criativas em relação com o universo da criança. No trabalho de continuidade dedicado a esta disciplina, os alunos serão orientados por via de um conjunto de exercícios lúdicos com o intuito de desenvolver a coordenação motora, a tradução do pensamento em movimento, bem como as suas ferramentas relacionais postas em prática no diálogo constante com o Outro. Na vertente do trabalho de construção coreográfica inerente a todo processo de aprendizagem da disciplina da dança, as sessões dedicadas à composição de movimento possibilitam a exploração dos gestos espontâneos do indivíduo na criação de enunciados, a solo ou em grupo, como forma de estimular a memória física e o ritmo do próprio corpo a evoluir no espaço e no tempo.

imagem

Objectivos gerais

  • Estimular as qualidades perceptivas por via dos processos físicos, emocionais e cognitivos
  • Desenvolver ferramentas específicas em técnicas de dança
  • Questões de espaço próprio e espaço comum
  • Noções de tempo e de ritmo
  • Aumentar a auto estima
  • Desenvolver a concentração
  • Fomentar a criatividade
  • Promover a entreajuda
  • Fomentar o espírito crítico
  • Oferecer um espaço de descoberta

Conteúdos gerais


Princípios relacionados com o corpo
  • Preparação do corpo
  • Respiração
  • Equilíbrio
  • Apoios
  • Dinâmica postural
  • Orientação espacial

  • Princípios relacionados com o movimento criativo
  • O que é coreografar
  • O que pode ser entendido por matérias coreografáveis
  • Como gerar material para a composição de movimentos

  • Processos do desenvolvimento formal em dança
  • Do universo da criança para o movimento dançado
  • Improvisação
  • Composição coreográfica
  • Material de repertório
  • Questões de organização espacial
  • Apresentação informal de materiais